VERRUGA

Verrugas são infecções benignas virais, causadas pelo papilomavírus humano (HPV). As verrugas, atingem as camadas mais superficiais da pele e mucosas, e o aspecto da lesão, depende do local acometido.

Normalmente, as verrugas não causam sintomas, mas, no caso de verrugas plantares, podem ocasionar dor e sangrar. As verrugas plantares são conhecidas popularmente como “olho de peixe”. O contágio pode ocorrer por contato direto com pessoas e/ou objetos infectados, por autoinoculação através de pequenos ferimentos, nas relações sexuais e por via materno-fetal no momento do parto.

Pacientes imunodeprimidos são os mais vulneráveis ao aparecimento de verrugas. As verrugas são lesões comuns em crianças e adultos. Em crianças, geralmente, as lesões são únicas e podem involuir sem necessidade de medicação, no entanto, devido o risco de disseminação do vírus para outras partes do corpo e para outras pessoas, recomenda-se tratar as lesões. Já nos adultos, elas não costumam desaparecer sem tratamento. Os tratamentos são individualizados, de acordo com o tipo de lesão, e as opções terapêuticas, incluem aplicação de ácidos, crioterapia, eletrocirurgia e laser.