QUEDA DE CABELO

A queda de cabelo é uma das causas mais comuns de consulta ao dermatologista. Existem diversos tipos de doenças que ocasionam queda de cabelo, por isso, o diagnóstico correto é necessário para estabelecer o melhor tratamento.

Normalmente, o exame clínico é suficiente para o diagnóstico da queda de cabelo, mas, exames complementares, como biópsia e exames laboratoriais, podem ser necessários. Doenças sistêmicas como anemia, problemas da tireóide, alterações hormonais e uso de medicações podem ser causas de queda de cabelo.

A presença de mais de um fator causal, pode ocorrer, e dificultar o diagnóstico da queda de cabelo. As causas mais comuns da queda de cabelo são as de origem genética, chamadas de alopécia androgenética feminina e masculina, as de origem imunológica, como a alopecia areata, e a pós parto, conhecida como eflúvio telógeno.

Existem ínumeros tratamentos disponíveis para a queda de cabelo. Dentre as opções terapêuticas, estão os medicamentos tópicos, como soluções de minoxidil e 17 alfa estradiol, os orais, como a finasterida e antiandrógenos sistêmicos, como a ciproterona e espironolactona, e as medicações injetáveis.

Há também tratamento com laser que pode ser utilizado para estimular o crescimento dos fios. Nos casos mais acentuados, o transplante de cabelo pode ser uma opção.