HERPES

Herpes é uma infecção viral causada mais comumente pelo herpes vírus tipo 1 e 2. A infecção herpética pode atingir qualquer área do corpo, mas, acomete principalmente a área dos lábios e genitais. O herpes tipo 3 que é o vírus da varicela (catapora), também causa lesão herpética, chamada herpes zoster, conhecido popularmente como cobreiro.

Após a infecção por varicela na infância, o vírus fica latente no organismo, isto é, sem manifestação, e, após algum fator desencadeante ou queda de imunidade, pode resultar na infecção do herpes zoster.

O quadro clínico do herpes é a presença de pequenas bolhas sob uma área avermelhada, frequentemente ocasionando coceira e dor. É uma doença contagiosa que pode ter recidivas frequentes.
As recidivas, ocorrem principalmente após período de estresse emocional, exposição solar prolongada, infecções associadas, febre ou baixa imunidade do organismo. O quadro é autolimitado, durando poucos dias, e a resolução das lesões, normalmente não deixa cicatrizes no local.

O tratamento deve ser iniciado precocemente evitando o desconforto dos sintomas. O cuidado durante a infecção é a não manipulação das lesões e a lavagem adequada das mãos, pois o vírus pode ser transmitido para outras pessoas e outros locais. Caso a lesão se manifeste na área dos olhos ou na região nasal, procure um dermatologista o mais rápido possível para o manejo adequado do quadro.